O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e da Associação Nordeste Forte, Ricardo Cavalcante, iniciou sua agenda em Brasília, durante as atividades da 2ª Reunião de Diretoria da Associação NE Forte, que contou com a participação dos Presidentes e representantes das nove Federações das Indústrias do Nordeste, seguido pela 2ª Reunião de Diretoria da CNI de 2022, comandada pelo Presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Andrade em março de 2022. Em pauta, o fortalecimento da indústria regional e brasileira, além de questões estratégicas para o setor. Participaram, também, Paulo Afonso Ferreira, Presidente do COAL da CNI; o Deputado Federal Eduardo Bismarck (PDT), representando o Presidente da Câmara Federal; Fabrizzio Leite, Chefe de Gabinete da Presidência do BNB; e o Superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes.
Durante a reunião de Diretoria da NE Forte, Ricardo Cavalcante e os Presidentes e representantes das nove Federações das Indústrias do Nordeste receberam o novo Presidente do Banco do Nordeste Brasil, José Gomes da Costa. No local, foram discutidas as diversas ações do banco para a região, além de compartilhado pela instituição financeira que, a partir de maio, o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) contará com taxas pré-fixadas, reduzindo juros de diversas linhas de créditos do fundo. Já no encontro da CNI, foram tratados assuntos de interesse da indústria, além de realizado o lançamento da Agenda Legislativa da Indústria CNI 2022.
Durante o lançamento da Agenda, o representante da Câmara Federal, Deputado Eduardo Bismarck (PDT), aproveitou para parabenizar as ações das Indústrias em prol do combate da COVID-19, aplaudindo o exemplo das ações da FIEC. “Gostaria de parabenizar mais uma vez um trabalho que conheço de perto, que foi o da união dos industriais do Ceará em prol do combate da COVID. Lá, o Presidente Ricardo Cavalcante fez um esforço muito grande que resultou na criação do Capacete Elmo, genuinamente cearense, que salvou muitas vidas e evitou intubações no Brasil inteiro. O Presidente Ricardo ainda reformou diversos respiradores, doou leitos de UTI, permitindo que o estado do Ceará sofresse menos”, disse o Deputado Federal, concluindo que o trabalho bem realizado pelo Presidente da FIEC possibilitou que o Gestor recebesse a maior honraria do Governo do Estado do Ceará, a Medalha da Abolição.